Circuitos Mutilados

5 de ago de 2011

Iremos falar de alguns circuitos que foram mutilados com o tempo, algum mutilados para pior e alguns mantiveram suas características mesmo sendo mutilados este é o caso de Spa-Francorchamps. À principio irei falar de Jacarepaguá, Nurburgring, Hockenheim, Österreichring, Spa-Francorchamps e Interlagos quem lembrar outros circuitos mutilados deixa ai nos comentários que irei falar deles também.

É claro que alguns circuitos era extensos demais como Nuburgring com quase 28Km e Spa-Francorchamps com 13Km, mas é possível manter a pista antiga e ter um novo traçado assim como fez Nuburgring e não mutilar a pista como em Interlagos e Hockenheim.

Devemos grande parte dessas  mutilações à Hermann Tilke.

Hermann Tilke é um nome familiar para os entendidos da Formula 1. O alemão fez dos desenhos de circuito, seu estilo de vida. Atualmente, um total de sete circuitos que formam o calendário da Formula 1 tem alguma relação com o arquiteto. Se levarmos em conta que atualmente, 17 provas integram o calendário, podemos ter uma idéia da relevância do trabalho de Tilke.

Tilke fundou sua empresa, a Tilke Gmbh, em 1984, mas as obras faraônicas que Tilke gosta de projetar só apareceram mais tarde. No início se dedicava a trabalhos menores. Um de suas primeiras incursões foi a construção da estrada que liga-se ao circuito de Nürburgring.

Seu primeiro grande desafio veio com a total reformulação de Österreichring em 1995. Foi redesenhada de tal forma que até o nome do circuito foi trocado, passando a ser chamado de A1-Ring.
Sua estréia como designer de circuitos chegou em 1998 com o Sepang F1 circuit. De lá para cá ele não parou, e ainda com as bênçãos de Bernie Ecclestone, que parece maravilhado com o trabalho do alemão.

Circuitos bonitos, com identidades arquitetônicas pessoais, amplos e com curvas fechadas. A característica principal de todos eles é facilitar as ultrapassagens entre os competidores. Temos que ressalvar que, com o atual regulamento da formula 1, essa principal característica não foi aflorada como pretendia o projeto inicial.
É certo que Tilke parece ter um pacto com Bernie Ecclestone. A realidade é que, a Gmbh, praticamente monopoliza a criação de novos circuitos para a categoria. O grande problema de se confiar à mesma pessoa para “desenhar” estes traçados, é que eles caem numa monotonia de design.

Os circuitos de Tilke não são ruins, no entanto, lhes faltam charme das lendárias pistas do passado como Spa-Francorchamps, Nürburgring Nordschleife e até a antiga Interlagos. Estes tinham um encanto especial que os separava dos outros, a os separam ainda mais dos de Tilke, que parecem ser construídos numa escala de produção em série.

Esperemos que no futuro, o número destes Tilkódromos não aumentem, seria bom ver outros designers entrando e variando os tipos de traçados. Não sei se a volta de traçados que fizeram a história da categoria como Brands Hatch e Zandvoort, por exemplo, fariam bem para a F1. Mas uma coisa é certa, variedade é o caminho.

Relembrando Adelaide
De 1985 a 1995 Adelaide sediou a Fórmula 1 Grande Prêmio da Austrália, antes de mudar para Melbourne. A... Leia Mais
História do Circuito Brno
O Masaryk circuit (Tcheco: Masarykův okruh) mais conhecido como Circuito de Brno é um autódromo da República Checa, localizado em Brno. Existe desde 1930, essencialmente um circuito para motocicletas,...Leia Mais
História do Circuito de Pescara
O Pescara Circuit está localizado na cidade de mesmo nome, na região central da Itália. Foi usado para sediar a Fórmula 1 apenas em 1957, e a única corrida disputada neste circuito de 25,8...Leia Mais
História do Circuito de Montjuïc
O Montjuïc circuit (Circuito de Montjuïc - ou Montjuich) está localizado no bairro homônimo da cidade de Barcelona, na Espanha. Visit Using Google Maps Foi usado para sediar a Fórmula 1 por...Leia Mais 
História do Circuito de Terramar
Bom gente vou continuar falando de circuito do passado, hoje falaremos de outro circuito que ficou abandonado pelo tempo. Passemos então a falar do circuito de Terramar na Espanha. Visit Using...Leia Mais
História de Interlagos
Bom pessoal hoje vou encerrar o especial circuitos mutilados, hoje será o ultimo circuito mutilado mas, pretendo continuar contando a história de outros circuitos sempre que der. Como eu já...Leia Mais
História do Circuito Dino e Enzo Ferrari - Ímola
A pista do Autódromo Dino e Enzo Ferrari está localizada em Ímola, na Itália, mas sempre esteve denominada como o GP de San Marino, devido às limitações da FIA sobre um país não ter mais que...Leia Mais
História do Circuito de Brooklands
De Surrey, Inglaterra - O circuito de Brooklands, na Inglaterra, foi uma das primeiras pistas de corrida do mundo: esteve em atividade durante a primeira década do século XX. Hoje, abriga lembranças...Leia Mais
História do Circuito de Linas-Montlhéry
Autódromo de Montlhéry (inaugurado em 04 de outubro de 1924) é uma pista de corridas de automóvel, oficialmente chamado L'autódromo de Linas-Montlhéry, localizados entre cidades de Linas...Leia Mais
História do Circuito de Monte Fuji
Para quem jogava fliperama nos anos 80 acho que irá se recordar muito bem deste traçado já que um dos meus fliperamas prediletos do tempo de crianaça era um que tinha uma cabine com pedais...Leia Mais
História do Circuito de Nivelles-Baulers
Bom pessoal desculpa não ter postado nenhum circuito na sexta, mas é que acabou não dando tempo de fazer o post, bom acho que estamos entrando na reta final deste especial, tem muito circuito...Leia Mais
História do Circuito de Goiânia
Bom galera recebi este pedido especial para falar um pouco do Autodromo de Goiânia ou seja do Circuito Ayrton Senna e este é mais um dos circuitos que foram abando nados pelo Brasil. O Autódromo...Leia Mais
História do Circuito de Keimola
Bom pessoal sei que este circuito de hoje não teve corridas de F1, mas a F2 esteve por lá, e este circuito ainda teve um incendio que eu achei que valeria a pena falar dele. O “Keimola moto...Leia Mais
História do Circuito de Kyalami
Fala galera estamos hoje continuando a falar dos circuitos que fazem falta na F1 e também daqueles que foram mutilados, em alguns casos não conseguimos muitas fotos de como esta o traçado antigo,...Leia Mais
História do Circuito Oscar Gálvez
O Autódromo Internacional Oscar Gálvez é um autódromo localizado em Buenos Aires, Argentina. Foi inaugurado em 1952 e no ano seguinte a Fórmula 1 entrou no calendário da pista. Foram 20 corridas...Leia Mais
História do Circuito de Reims-Gueux
Galera como ninguém ainda disse qual circuito quer ver comentado aqui, vou continuar falando por enquanto o único que pediu algum circuito foi o Rangel ele ta querendo saber do Oscar Galvez...Leia Mais
História do Circuito de AVUS
A sigla Automobil-Verkehrs- und Übungs-Straße pode ser traduzida como "Rua de prática e tráfego". A idéia de fazer uma pista de corridas e testes em Berlim...Leia Mais
História do Circuito de Silverstone
Voltamos agora a falar dos circuitos mutilados com o tempo, pelo que vimos até agora os circuitos foram sendo mutilados na maioria das vezes para que os carros ou as motos perdessem velocidade,...
Leia Mais
História do Circuito de Spa-Francorchamps
Bom pessoal onde falamos de um circuito que mesmo depois de muitos anos ainda é possível andar quase que em seu traçado original, hoje iremos falar de um outro circuito que conseguiu mesmo sendo...Leia Mais
História do Circuito de Hockenhim
Bom desde de segunda estamos falando dos circuitos mutilados, hoje irei falar de Hockenhim, era um dos meus circuitos favoritos com retas longas para várias ultrapassagens, sempre que eu conseguia...Leia Mais
História do Circuito de Jacarepaguá
Vamos voltar a história da mutilação dos autodromos, o circuito de hoje não foi mutilado por Hermann Tilke  e sim pelo poder público que preferiu ir mutilando aos poucos o circuito e agora...Leia Mais
História do Circuito de Monza
Pessoal desculpa por ontem o post estava pronto mas o blogspot fez com que ele ficasse salvo como rascunho, por este motivo o post de número 4 deste especial sobre circuitos ficou atrasado,...Leia Mais
História do Circuito de Nürburgring
Pessoal passado o final de semana vamos voltar ao especial dos circuitos mutilados, vamos falar hoje de um circuito que foi mutilado mas que ainda hoje seu antigo traçado ainda pode ser utilizado...Leia Mais
História de A1 Ring / Österreichring
Bom ontem começamos o especial Circuitos Mutilados, nada melhor do que o primeiro que Hermann Tilke mutilou. Bom até começar a escrever este especial eu não sabia que se trava do mesmo circuito,...Leia Mais

Agora a história de mais alguns Circuitos.


História do Circuito de Estoril
O Autódromo do Estoril, cujo nome oficial é Autódromo Fernanda Pires da Silva, e foi o principal e maior autódromo de Portugal até à construção do Autódromo Internacional do Algarve, em 2008.....Leia Mais 
História
do Circuito de Tarumã

Faz tempo que não falamos de autodromos por aqui, mas a data não podia passar em branco então vamos falar de Tarumã. O Autódromo Internacional de Tarumã (AIT) é um autódromo localizado em Viamão,...Leia Mais
História do Circuito de Aintree
A Aintree racecourse está localizada na cidade de Aintree, Merseyside, Inglaterra. Lá atualmente em abril disputa-se o Grand National, competição de steeplechase (corrida de cavalos com obstáculos)...Leia Mais
Historia do Circuito de Le Mans
Bom galera hoje vou começar a contar a história de Le Mans, como ficou meio grande a postagem vou ter que dividi-la, amanhã eu conto o final. As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais...Leia Mais
História do Circuito de Indianapolis
As 500 Milhas de Indianápolis, Indianápolis 500 ou só Indy 500, é uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional. A corrida é realizada no Indianapolis Motor Speedway, nos arredores...Leia Mais

História do Circuito de Suzuka
O Circuito de Suzuka que recebe o Grande Prêmio do Japão de Formula 1 e o de GP2 é um dos mais antigos e famosos do Japão. Está situado à cidade de Suzuka. Desenhado no ano 1962 por John...Leia Mais
História do Circuito de Daytona
Daytona International Speedway é um circuito oval localizado em Daytona Beach no estado americano da Flórida. No circuito é disputada primeira corrida da temporada Nextel Cup da NASCAR, a Daytona...Leia Mais
História do Circuito de Jarama
O Circuito do Jarama é um autódromo de 3.404 km em seu traçado antigo (já não existe este traçado) o traçado de hoje te 3.850 km de extensão, situado em San Sebastián dos Reis,...Leia Mais
História
do Circuito de Zandvoort

Circuit Park Zandvoort é um autódromo localizado em Zandvoort, nos Países Baixos. O circuito, cujo traçado da pista foi desenhado por John Hugenholtz, foi inaugurado em 7 de agosto de 1948....Leia Mais

História do Circuito de Bremgarten
O Circuito de Bremgarten está localizado na cidade de Bremgarten bei Bern, Suíça. Foi palco de corridas de Fórmula 1 entre 1950 e 1955, quando a Tragédia de Le Mans, ocorrida nesse mesmo ano,...Leia Mais
História do Circuito de Rouen-les-Essarts
O circuito de Rouen-les-Essarts é um circuito de corrida francê, com um comprimento de 6,542 km, localizado na cidade de Grand-Couronne perto de Rouen. Desde sua abertura em 1950 , o Circuito...Leia Mais

História do Circuito de Ain-Diab
O Ain-Diab Circuit foi um circuito de rua de Fórmula 1 em 1957, ao sudoeste de Ain-Diab no Marrocos. O circuito tem 7.618 km (4.734 mi). A volta tinha 7,618 km por vias públicas: ao longo...Leia Mais


História do Circuito de Montreal
O Circuito Gilles Villeneuve é um circuito construído na ilha de Notre Dame lá é realizado o Grande Prêmio do Canadá, Canadian Tire Série NASCAR, NASCAR Nationwide Series e Grand-Am Rolex...Leia Mais

História do Circuito Hermanos Rodríguez
O Autódromo Hermanos Rodríguez é uma pista de automobilismo situada na Cidade do México. Tem 4.421 km (2.747 mi) e fez parte por algum tempo do calendário da Fórmula 1, sediando os GPs do México....Leia Mais

História do Circuito de Monaco
Circuito de Mônaco é um circuito de rua estabelecidas nas ruas da cidade de Monte Carlo e La Condamine em torno do porto do principado de Mônaco . It is commonly referred to as "Monte Carlo"...Leia Mais

História do Circuito de Oulton
Park

Voltamos para falar de Oulton Park, circuito tradicional da Inglaterra, que já abrigou suas corridas de Formula 1, mas em corridas não oficiais. Com a inauguração datada de 1953, o circuito...Leia Mais

A decadência de Valencia

"No dia 22 de janeiro, o jornal espanhol “Marca” publicou um vídeo onde mostrava as atuais condições... Leia Mais

Posts Relacionados